BEM-VINDOS A BORDO DEPPMANÍACOS YO HO !!!!

Você está no BlogJohnnyDeppLife / DeppManíacos!!!!! Um dos mais completos Blog´s brasileiro, sobre o ator Johnny Depp, mais conhecido por seu papel como Jack Sparrow na 'Quadrilogia' Piratas do Caribe.
Desde 2009, o DM oferece as últimas notícias e informações sobre o ator.
Obrigada pela visita e volte sempre!
BlogJohnnyDeppLife - DM

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Maquiadora Ve Neill de Hollywood conta como é a caracterização dos personagens marcantes de Johnny Depp






No Brasil para ministrar o workshop “Conexão Beauty Art”, da marca de cosméticos Avon, sobre caracterização de cinema, a maquiadora americana Ve Neill bateu um papo com o site de Marie Claire sobre seus trabalhos no cinema americano. Contou curiosidades sobre filmes como “Piratas do Caribe” e “Edward Mãos de Tesoura”, falou da caracterização de atores como Johnny Depp (um de seus preferidos) e do trabalho com Tim Burton, um grande parceiro. Responsável por maquiar belas atrizes como Keira Knightley, Julia Roberts e Uma Thurman, ela também contou segredos e dicas de beleza das estrelas de Hollywood. Confira!

Marie Claire Online - Como funciona o processo de criação da caracterização de um personagem? No que pensa e em que costuma se basear?

Ve Neill - Antes de tudo, quando estou projetando um personagem tenho que pensar onde essa pessoa mora, se tem dinheiro, como se veste, se é uma pessoa que gosta de vida noturna, se é atlética, etc. Tenho que levar em consideração todos os fatores envolvidos na personalidade desse personagem. Isso se for um ser humano, porque se não for, são outras perguntas que tenho que fazer. Mas tenho que entender a personalidade para começar a trabalhar. Também pesquiso em busca de referências, penso no ator e me faço diversas perguntas quando estou criando, como “quais as condições de trabalho?”, “vamos filmar embaixo d’água?”, “o ator se sente confortável com aquela maquiagem?”.

MC - Como funcionou o processo de caracterização de filmes como “Edward Mãos de Tesoura”, “Sweeney Todd” e a trilogia “Piratas do Caribe”?

VN - Quando trabalho com Tim Burton uso os desenhos e rascunhos que ele faz dos personagens como referência para a criação da maquiagem. No caso de Edward, ele acabava sempre meio parecido com o que havíamos feito em “Beetlejuice” ou com o Pinguim (de “Batman – O Retorno”), e era justamente isso que não queríamos. Queríamos que Edward transmitisse as emoções pelo olhar, por isso fizemos mudanças sutis ao longo do filme, principalmente no desenho da sobrancelha dele. Na cena em que está triste, os olhos foram inspirados em olhos de palhaço. Também tive que desenvolver uma lente especial para Johnny, pois ele não conseguia ficar com os olhos abertos por conta da claridade excessiva no set. Eram lentes parecidas com as dos óculos escuros, protegiam da mesma forma. No caso de “Sweeney Todd”, o protagonista começava mais bonito e novo, depois aparecia mais intenso e raivoso, e a maquiagem dos olhos tinha um formato de espiral, bem sutil. Já em “Piratas do Caribe”, eram muitos os atores que deveriam ser transformados em piratas. O que fazíamos era passar um produto para deixar a pele com aspecto mais envelhecido, típico de quem toma sol, descasca e toma sol de novo – não tem cuidado com a pele. Depois passávamos uma maquiagem que desse aspecto de sujeira, um pouco de vermelho e marrom para parecer uma pele queimada de sol, barbas e cabelos desgrenhados com uso de gel e dentes com um esmalte especial nas cores marrom e preto para dar aspecto de sujo. Só para a personagem de Keira Knightley, fizemos uma maquiagem leve, só ressaltando seus atributos.

MC - A caracterização de Uma Thurman para a personagem Hera Venenosa, em “Batman & Robin”, é uma das mais marcantes da carreira da atriz. Como foi feita?

VN - Uma Thurman ficou assustada e relutante quando mostrei os planos para a maquiagem, que era toda verde. Ela achou que seria muita coisa e não sabia se conseguiria usar tudo aquilo, pois não estava acostumada a isso. No começo do filme ela era uma simples cientista, meio desgrenhada, e depois se transformou. Como estava incerta sobre a caracterização, tentei atenuar o fato colocando o make aos poucos para ela se acostumar com a ideia. No fim, ela teve mais ou menos 10 looks diferentes. Quando começamos a transformação, ela ainda estava meio tímida, mas aos poucos foi se soltando até que uma hora perguntou “Essa maquiagem é suficiente? Não precisa colocar mais?” [risos]

MC - Quais foram as mulheres mais lindas com as quais já trabalhou?

VN - Trabalhei com Julia Roberts no filme “Linha Mortal”, bem no começo da carreira dela, e em seguida ela fez “Uma Linda Mulher” e se tornou muito famosa. Trabalhei com ela também quando interpretou a Sininho em “Hook – Capitão Gancho”, no qual começava com uma carinha de moleque e depois fazia uma transição para uma mulher que tentava conquistar o Peter Pan. Convivi nos sets também com Winona Ryder (“Edward”), Geena Davis (“Beetlejuice”), Nicole Kidman (“Batman Eternamente”), Uma Thurman (“Batman & Robin”) e com Keira Knightley (“Piratas do Caribe”). Keira talvez seja uma das mulheres mais bonitas com as quais trabalhei, ela tem uma estrutura óssea magnífica, e mesmo sem nenhuma maquiagem ela tem uma aparência fantástica.

MC - Qual das mulheres famosas que você já conheceu tem a pele mais bonita, o rosto mais marcante?

VN - Geena Davis, Nicole Kidman e Keira Knightley. Quando trabalhei pela primeira vez com a Keira, a pele dela ainda tinha aquelas imperfeições típicas da adolescência, mas ao longo do tempo fui percebendo o amadurecimento da beleza dela. Hoje a pele dela é perfeita.

MC - Quais atrizes são seus ícones de beleza em Hollywood?

VN - Elizabeth Taylor no passado, pois sempre foi uma mulher deslumbrante, e Meryl Streep, porque ela tem esse poder de se transformar em diversos personagens diferentes. Ela é incrível.

MC - Que dicas de beleza você já deu para atrizes famosas e que podem funcionar para as brasileiras?

VN - Como na Califórnia o clima é muito seco, eu acho que nunca tive contato com atrizes que tenham pele oleosa. A maioria, senão todas, tem pele seca. Converso com a atriz e indico produtos para que ela trate a pele fora do set também. Entre as dicas que dou, digo para lavar bem o rosto, tomar cuidado para deixá-lo hidratado, usar aqueles “blotting papers” (papeizinhos usados para tirar o excesso de oleosidade) durante o dia e hidratantes próprios para o seu tipo de pele.

MC - Com quem você mais mais gostou de trabalhar?

VN - Trabalhei muito com o Johnny Depp e gosto dele. Ele é uma pessoa divertida, gosta de participar do processo de criação dos personagens, opina bastante e passa por diversas transformações, não importa quantas sejam.

MC - Os artistas costumam opinar na hora da criação?

VN - Algumas celebridades têm suas próprias idéias sobre o que elas querem usar, geralmente as mulheres. Os homens nem tanto, costumam confiar no nosso trabalho e não interferem, apesar de fazerem sugestões. Quanto às atrizes, muitas vezes elas não sabem o que querem e algumas nem sabem se maquiar. Temos que guiá-las, escolher os produtos que são melhores para o tipo de pele e de traços porque nem todos devem usar as mesmas coisas.

Agradeço ao site revistamarieclaire.globo.com

Nenhum comentário: